"Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação (1 Tessalonicenses 5:8)."
A palavra “sóbrio” ocorre freqüentemente nas epístolas de Paulo. Ele a utiliza na maioria das vezes para se referir ao estado espiritual dos crentes. No versículo de hoje, ela está diretamente relacionada com o “dia do Senhor”, que virá para todos os que não se interessam por Cristo como um “ladrão de noite” (v. 2). Em um sentido espiritual, tais indivíduos pertencem à “noite”. Quando o dia os surpreender, todos os desejos e expectativas fracassarão.
No entanto, a expectativa dos crentes é a vinda do Senhor para arrebatar a Igreja, Sua Noiva. Esse pensamento deve encher tanto nosso coração que ele passe a ser uma fonte de consolo mútuo (4:18).
Por termos essa esperança dentro de nós, devemos ser sóbrios. Os verdadeiros cristãos são “filhos da luz e filhos do dia”. Eles conhecem o Deus no qual crêem, sabem o que esperam e não se dão ao fanatismo. Por outro lado, a falta de sobriedade é característica da noite, pois “os que se embebedam, embebedam-se de noite” (vv. 5-7).
Para ser espiritualmente sóbrio, é preciso conhecer muito bem a Palavra de Deus e obedecer com simplicidade aos seus ensinos. Esse é o único caminho para escaparmos da influência mortal do humanismo. É bastante comum os crentes adotarem falsas doutrinas por terem seus sentimentos tocados por elas. Sua atração nos entusiasma e nos arrebata, dando aparência de uma verdadeira vida espiritual. Porém, na maioria dos casos nada mais é que falta de sobriedade, é engano. É noite, não dia; trevas, e não luz. Mas os filhos da luz discernem essas coisas, pois vivem na luz de Deus que tudo perscruta.
(Extraído).
Olá,interessante este post...
ResponderExcluirTemos visto muito isso em algumas igrejas, pessoas sendo levadas pelos ventos de doutrina, e agindo somente pela emoção e não como Deus fala sobre o culto racional.
O que tem acontecido, é que muitas pessoas acham que adorar a Deus, é chorar durante um louvor, ou coisa parecida, quando na maioria das vezes, apenas nos emocionamos, mas não adoramos realmente ao Senhor, como deve ser feito, adorar como o salmista fala "com o coração quebrantado e contrito..."
Adorar a Deus é ser obediente aos mandamentos Dele e cumprir a Sua Palavra, é se entregar nas mãos Dele e deixar Ele agir, adorar a Deus vai além do que imaginamos...
E uma vez que se experimenta a presença de Deus, acredite, você não consegue mais parar de Adorar ao Senhor!
Graça e Paz!