Encontre sua Dose!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Um caminho seguro

"Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens (Esdras 8:21)."

Esdras estava prestes a deixar o cativeiro babilônico e voltar a Jerusalém. Outros judeus responderam ao chamado do rei persa Artaxerxes e se uniram a Esdras. Como líder, Esdras achou importante que todos tivessem a mesma atitude de coração em relação a Deus. O cativeiro havia sido enviado por Deus como uma punição pelos pecados do povo judeu. Portanto, eles tinham motivos de sobra para se humilharem diante do Senhor.

Também estavam conscientes da longa e perigosa jornada que os aguardava. O “caminho seguro” era o que necessitavam. O rei poderia ter enviado tropas para lhes dar proteção, mas Esdras disse: “Tive vergonha de pedir ao rei, exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho; porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam” (v. 22).

Esdras tinha exata noção do que fazia. Ele não subestimava o perigo, pois conhecia o “inimigo pelo caminho”. Mas acreditava no Deus de Israel, e tinha experimentado Sua bondade (7:6-10). Quem leva a vida sob a “boa mão” de Deus de fato se envergonha de depender da proteção humana.

Será que existe um tempo em que precisemos mais do “caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens”, do que atualmente? Hoje os perigos e as ameaças estão por toda parte, os valores morais a cada dia são destruídos, o certo está virando errado e o errado, certo, porque o mundo jaz no maligno (1 João 5:19).

O exemplo de Esdras nos mostra que a boa mão de Deus tem um caminho seguro para aqueles que O servem, que O amam e crêem nEle.

(Extraído).

Nenhum comentário:

Postar um comentário