Encontre sua Dose!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O verdadeiro Davi

"E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles (1 Samuel 22:2)."

Que estranha companhia se reuniu em torno de Davi na caverna de Adulão! No entanto, temos aqui uma ilustração do verdadeiro Davi, Jesus Cristo (a quem Davi tipifica) e daqueles que escolheram segui-Lo.

O que esses homens desprezados tinham em comum com os interesses do rei Saul? Absolutamente nada! Haviam encontrado um novo centro, e a união deles com Davi os separava de tudo o mais em Israel. Não importa qual a situação terrível em que estavam envolvidos, agora todos eram servos de Davi, e este era o capitão deles. Isso lhes dava uma nova característica. Aqueles homens tinham se identificado com o ungido de Deus, embora ele fosse rejeitado pelo povo, e compar­tilhavam dos interesses dele. Tendo escapado da influência e domínio de Saul, agora estavam em comunhão com o rei rejeitado e perseguido. As dívidas, a opressão, a amargura, enfim, tudo havia ficado para trás. O amor e o favor de Davi eram a porção diária de seus estranhos servos. A esperança de cada um estava em um futuro glorioso ao lado do legítimo rei de Israel. Não deveria ser diferente hoje. Por meio da graça e da direção de Deus, nós chegamos até o Senhor Jesus, o Ungido de Deus, rejeitado e desprezado pelo mundo.
Ele perdoou nossa culpa e eliminou toda a amargura e o medo. Qual a nossa reação diante de tamanha graça? Procuramos nos reunir em torno do “príncipe da salvação” (Hebreus 2:10), motivados por amor e gratidão? Ou voltamos para o reino de Saul, em outras palavras, para o mundo? Vivamos como os servos de Davi, que desfrutavam da presença do capitão, mas aguardavam o momento em que o rei iria ocupar publicamente o lugar que lhe era devido.
(Extraído).

Nenhum comentário:

Postar um comentário