Encontre sua Dose!

terça-feira, 16 de março de 2010

Reformado não é novo

"Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5:17).

Conheço uma pessoa cuja ocupação é construir barcos. O trabalho dele é absolutamente confiável. Se percebe defeito em um barco velho, ele simplesmente não remenda de qualquer jeito, mas limpa o local com cuidado e substitui o material corroído por madeira nova e boa. Ele se orgulha do trabalho que faz, e, conseqüentemente, seus clientes sempre ficam satisfeitos. E também pensa que pode agradar a Deus através das boas obras. Em sua vizinhança, todos os conhecem como “uma boa pessoa”.

Certo dia, fui visitá-lo e o encontrei ao lado de um barco com a pintura fresca. “É novo?”, perguntei. “Não, foi apenas reformado”, respondeu. “Puxa, mas parece completamente novo: a pintura é recente e não dá para perceber onde os reparos foram feitos!” – “É verdade”, ele frisou, “mas eu sei onde eles estão, pois fui eu que fiz todo o trabalho. Você pode achar que tudo parece esplêndido, mas não se pode chamar um barco reformado de um barco novo”. Então exclamei: “Você está absolutamente certo! Também não se pode chamar um pecador de um homem novo, não importa quão nobre ou bom ele e seus atos pareçam. Você tem de nascer de novo. Ninguém pode mudar de fato ou melhorar seu caráter e natureza por conta própria. Mas Deus pode algo inteiramente novo”.

Naquele dia, os olhos do meu amigo foram abertos. Dali por diante, ele não mais tentou “agradar” a Deus com suas boas obras, mas confessou ao Senhor que era um pecador perdido.

Em Cristo, as pessoas não são “reformadas”, “melhoradas” e nem recebem um verniz de bondade. O plano de Deus é que os pecadores que crêem na obra do Senhor Jesus na cruz do Calvário nasçam de novo, porque “o que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”. Aos olhos humanos, você pode não ter defeito algum, pode viver uma vida irrepreensível, pode fazer boas obras e ser caridoso, mas ainda assim o Criador afirma: “Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (João 3:6 e 5).

(Extraído do devocional "Boa Semente").

Nenhum comentário:

Postar um comentário