Encontre sua Dose!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Rio de Janeiro entrou em colapso.

Da tarde de segunda-feira pra cá o Rio de Janeiro vem enfrentando o maior temporal dos últimos 44 anos na cidade. Já são mais de 100 mortos e quase 1.500 desalojados em todo o Estado, principalmente em Niterói e na capital. As chuvas começaram por volta das 17hs de segunda e a meteorologia ainda prevê chuvas durante toda a semana.

Por toda a cidade pessoas chegaram a ficar ilhadas nas ruas por mais de 12 horas, muitos não conseguiram nem voltar para suas casas. Num dos momentos mais fortes da chuva, fiquei preso no trânsito por duas horas, em um trajeto que costumo levar 15 minutos. Não há um ponto da cidade onde o caus não tenha sido estabelecido. Nesse momento já são mais de 30 horas initerruptas de chuvas. O Rio de Janeiro entrou em colapso.

Muitas pessoas choram a perda de familiares, outras buscam culpados para essa catástrofe, mas a realidade é que tudo isso é inevitável. Até a manhã de terça-feira já havia chovido o dobro da média para todo o mês de abril. Para se ter uma idéia, recentemente São Paulo passou por momentos difíceis com uma chuva que durou 47 dias initerruptos. Nesse pedíodo choveu em São Paulo um total de 629 mm, segundo dados do CGE, o que já era muito. Aqui no Rio choveu em alguns pontos mais de 350 mm em apenas um dia.

Eu frequentemente tenho vindo aqui após alguns desastres naturais e tenho, ao fim, sempre repetido o mesmo alerta: VAI FICAR MUITO PIOR. Hoje a Cidade Maravilhosa está sentindo isso na pele. Quero aproveitar e relembrar alguns fatos que ocorreram esse ano.

- Logo no dia 1º de janeiro, aqui mesmo no Rio, as notícias que mais corriam a mídia eram a situação de calamidade por causa de um temporal que havia pego a cidade na semana do reveillon. A imagem mais marcante deste dia foi o desmoronamento em Angra dos Reis. Porém, minha própria amiga Anile, que sempre colabora aqui com o blog, precisou sair de sua casa que posteriormente foi demolida.

- Durante todo o mês de janeiro São Paulo esteve de baixo d'água. 47 dias de chuva que começaram dia 23 de dezembro e só foram findar no início de fevereiro deste ano. 46 cidades ficaram em situação de emergência. O dia mais chuvoso foi 21 de janeiro, quando caiu 63,7 mm. (Obs.: Lembro novamente que aqui no Rio choveu uma média de mais de 300 mm em um dia.)

- Dia 12 de janeiro um fortíssimo terremoto devastou o Haiti. As informações é que até hoje, em consequência daquele terremoto, mais de 250 mil pessoas morreram, sem contar o feridos, multilados e desabrigados. Os hospitais do país vieram ao chão e uma universidade de medicina, com 2 mil alunos, também desabou matando todos. Não há mais médicos para atender aquela população a não ser os poucos voluntários de outros países.

- No início de fevereiro, no intervalo de menos de uma semana, duas nesvascas fortíssimas atingiram os EUA. A quantidade de neve chegou a quase 1 metro de altura em alguns pontos da região do Meio Atlântico. Estradas e ruas ficaram intrafegáveis e o governo pediu para que as pessoas evitassem sair de suas casas. 150 mil pessoas ficaram no escuro somente no estado de Maryland. Foi a maior nevasca dos últimos 88 anos.

- No dia 27 de fevereiro um dos maiores terremotos da história da humanidade, de 8.8 na escala Richter, atingiu o Chile. Os prejuízos somaram mais de 700 mortos, muitos até hoje estão registrados como desaparecidos, foram mais de 2 milhões de pessoas afetadas e um país inteiro em ruínas.

- Em 6 de março, exatos um mês atrás, uma forte chuva também inudou o Rio de Janeiro. Naquele sábado choveu em 5 horas mais que o mês de março inteiro do ano passado. Eu estava em um casamento em minha igreja, e de repente vimos a água entrando na igreja e atravessando de um lado a outro pelas portas laterais. Graças a Deus isso não tirou o brilho especial daquele momento, mas sem dúvida assutou a todos.

- Em 20 de março um ciclone atingiu a Austrália. Em 3 dias choveu o esperado para o ano inteiro. Ondas gigantes, ventos de 200 km/h e chuvas de 450 mm em menos de 24h deixaram um rastro de destruição na província de Queensland. Mais de 60 mil casas foram afetadas.

- E agora, dia 6 de abril, um terremoto de 7.8 graus na escala Richter atingiu o norte de Sumatra, na Indonésia. Lá, em 2007 um grande terremoto provocou a maior tsunami já registrada na história.

(fonte: sites da internet)

Certamente não lembrei de tudo e também nem sei de tudo o que tem acontecido. No dia 27 de fevereiro eu falei sobre os sinais do fim dos tempos. Naquela oportunidade vivenciávamos o drama do terremoto no Chile, mas também fiz questão de lembrar que duas semanas antes um gigantesco iceberg do tamanho de Luxemburgo havia se desprendido da Antárdida, e estudos publicados disseram que ele poderia provocar alterações nas correntes marítimas e no clima de todo o mundo.

Enfim, a sensação que temos é que o mundo todo decidiu desmanchar ao mesmo tempo. E pode ter certeza de que é isso mesmo. Estamos caminhando para um fim. A Bíblia sempre nos alertou sobre os fatos que marcariam e evidenciariam a chegada do fim, porém o homem sempre se achou auto suficiente demais para acreditar em Deus. Mas não importa, para crentes e descrentes, as evidências estão cada dia mais constantes e mais uma vez eu afirmo: VAI FICAR MUITO PIOR.

Tudo nessa vida é passageiro, e a única certeza que temos é a morte. Só há um caminho para uma vida eterna, para um lugar onde não haverá mais fome, nem dor, nem medo, nem desigualdades, nem desgraças, nem doenças, nem mortes, nem choro, nem pranto, nem maldade, nem ódio, nem sofrimento; uma vida eterna ao lado de Deus, como filhos do Criador de todo o universo, do Criador da sua vida.

Somente reconhecendo que precisamos de Deus, nos humilhando na presença dEle, reconhecendo que Ele é tudo em nossas vidas, e que sem Ele não somos nada, somente buscando uma transformação de caráter, buscando conhecer a Deus e entender todos os planos dEle para nossas vidas, e aceitar Jesus como nosso ÚNICO e SUFICIENTE Salvador, e confessar isso diante dos homens, tendo amor no coração uns pelos outros; somente assim podemos alcançar o que Deus tem preparado para cada um de nós lá nos Céus.

O mundo está em colapso, e Deus avisou que isso aconteceria para anunciar que a volta de Jesus estaria próxima. O tempo está se esgotando. Não espere mais. Aceite Jesus em sua vida e alcance a sua salvação. JESUS ESTÁ VOLTANDO!

LEIA A BÍBLIA, única fonte de verdade e luz!

Deus te abençoe. Só Jesus salva!

2 comentários:

  1. Olá!
    Bem, eu sei bem o que passei por causa das chuvas que ocorreram em janeiro e imagino o que estes moradores que perderam suas casas, assim como eu, estão passando.
    Nessas horas, palavras de "tudo vai dar certo" nem sempre funcionam, mas a minha certeza em meio a todos os problemas, era de que eu sirvo a um DEUS FIEL, um Deus que cuida dos seus filhos, e um Deus que é meu Pai e que diz em todo tempo, Não temas pois eu sou contigo!
    Para você que está passando por momentos difíceis, descanse no Senhor, pois Ele agirá!
    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  2. É Anile.
    Lembrar o seu testemunho mostra o quanto Deus é fiel.

    ResponderExcluir