Encontre sua Dose!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Como orar?

"De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos pediu; Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos" (Lucas 11:1).

Uma vez uma pessoa me perguntou “como se orava”, pois ela disse que não sabia orar, não sabia o que falar, e eu lhe dei a seguinte resposta.

“Quando você tem um amigo, um grande amigo, e se encontra com esse amigo, você corre para abraçá-lo, quer contar e saber todas as novidades, quer saber como ele está, quer que ele saiba como você também está. E assim você conversa com ele, conta tudo. Quando você conhece a pessoa, você já sabe sobre o que falar com ela, geralmente vocês gostam das mesmas coisas, dos mesmos assuntos. Vocês se entendem. Agora quando você chega num lugar onde você não conhece ninguém, geralmente você não chega falando com todo mundo, não é? Quando você não conhece a pessoa, quando você não tem intimidade, você não conhece a vida dela, não sabe sobre o que ela gosta, você fica sem saber o que falar com esta pessoa. E com Deus a coisa funciona da mesma forma. Quando você conhece a Deus, quando você tem intimidade com Deus, quando você coloca Deus como seu melhor amigo, você vai saber exatamente o que falar com Ele.”

Quando eu terminei de dar essa explicação, a pessoa ficou maravilhada com o que eu havia dito e concordou com um simples “é mesmo”. E eu creio que pude ajudá-la com aquela dúvida dela. Talvez ela quando perguntou para mim como se orava, ela queria saber o que eu falava com Deus, a forma como eu falava. Só que eu mostrei para ela algo mais, mostrei que oração depende da intimidade da pessoa com Deus, e não de belas palavras.

Queridos, para Deus não importa se você é rico ou pobre, se tem carro ou não, se fez faculdade ou nem terminou o ensino fundamental, se você é alto ou baixo, se você é branco ou negro, se você tem todos os dentes na boca, se fala bem, se fala mal, nada disso importa. Para Deus importa como está seu coração.

“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” (1 Samuel 16:7)

Fazer orações quilométricas e saber falar bonito não é o que move o coração de Deus, mas a sinceridade do teu coração, isso é o que move o coração de Deus. Se um mendigo debaixo de um viaduto levantar as mãos ao céu e clamar a Deus, o Senhor o ouve tanto quanto ouve a um pastor ou bispo.

A palavra que quero deixar para você é esta. Faça-se amigo de Deus. Deixe-O ser o seu melhor amigo. Tenha isso em seu coração. Se você tiver dificuldade, comece exatamente pedindo para que Deus seja o seu melhor amigo. Ore: “Deus, eu quero que você seja o meu Melhor Amigo, eu quero lhe contar tudo da minha vida, eu quero que você saiba todos os meus segredos e planos para o futuro, e quero seus conselhos, para que eu possa segui-los, amém”. Deixe Deus ser o seu melhor amigo.

Eu poderia estabelecer regras para você de como orar, ordem de oração, de palavras, mas nada disso, ainda que você guardasse ao pé da letra, tocaria o coração de Deus. Deus não quer que fiquemos regrados e presos às regras, Deus nos dá liberdade.

Jesus ainda diz em várias passagens na bíblia que se pedirmos algo em nome dEle, Ele fará. Ou seja, Ele atende a sua oração. E a bíblia também diz que devemos orar sem parar, em todo o tempo, todos os dias. (1 Tessalonicenses 5:17)

Coloque sempre Deus em primeiro lugar na tua vida, deixe Ele ser o seu melhor amigo, confia nEle de todo o seu coração, seja sincero, converse com Deus naturalmente, você não precisa de regras, você não precisa de palavras bonitas, porque Deus olha o seu coração, a sua sinceridade, e é esta a oração que ele ouve e recebe.

Neste link você encontrará um estudo mais aprofundado sobre o assunto:
Link > http://www.estudosdabiblia.net/d17.htm

Que Deus, o seu Melhor Amigo, possa lhe abençoar tremendamente.

4 comentários:

  1. É engraçado como algumas pessoas se aproximam de Deus por interesse. Tentam manipulá-lo com palavras bonitas, orações bem-feitas, com um vocabulário extenso, mas no fundo, tentam manipular a Deus, batendo no peito, orgulhando-se da própria salvação (que é dom gratuito de Deus, segundo Efésios 2.8-9). Jesus nunca disse que é preciso fazer presepadas pra orar. Só é preciso uma coisa: Ser sincero. Gostei muito da metáfora do amigo. Quando você se aproxima de alguém para bajulá-la, sua bajulação pode parecer nutrir um sentimento bom para com aquela pessoa, mas quando ela descobre que você estava sendo falso, você acaba destruindo um relacionamento que poderia ter sido enriquecedor para ambos. Não podemos enganar a Deus. Deus sabe quando é bajulação e quando é um coração sincero. Muito bom o seu post, Bruno. Fica com Deus.

    Um abraço,

    Biel

    ResponderExcluir
  2. É interessante como Deus falou comigo através desse post. Há um tempo atrás eu tinha muita vergonha e muito medo de orar em público. Pois, eu dizia que eu não sabia orar. Eu pedi muito a Deus para que Ele pudesse tirar isso de mim. Mas eu aprendi, que não é preciso ter belas palavras e fazer uma longa oração para que Deus possa ouvir o que eu tenha a dizer. Agora eu sei através desse blog tão maravilhoso, que a cada dia tem edificado minha vida e tem me ajudado a crescer muito espiritualmente, o que eu realmente preciso para poder orar, é ter um coração e palavras sinceras. Meninos, parabéns por esse blog. Tem abençoado a vida de muitas pessoas !
    Que Deus possa abençoar poderosamente a vida de cada um de vocês.
    Fica na Paz !

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    É engraçado quando a gente pensa que a oração é nada mais que um bate-papo com Deus, devemos conversar com o Senhor como um filho que conversa com o Pai, e bem, não falamos cheios de pompozidade com nossos pais, falamos com amor, esperando muitas vezes receber uma Palavra de conforto, de orientação, sendo assim, por que agimos de modo contrário com Deus, quando o que Ele quer é ter intimidade conosco???
    Eu mudei muito a minha forma de orar, antes achava que por fazer parte do ministério de louvor, tinha que falar perfeitamente, com orações perfeitas na gramática, quando na realidade Deus olha a oração verdadeira, feita em nosso coração, oração feita com humildade, com o tempo e crecimento em conhecer o Deus a quem sirvo, pude perceber isso. E hoje, tenho visto muitas maravilhadas da parte do Senhor devido a essa mudança.
    Espero que vocês também vejam as maravilhas do Senhor nas suas vidas!
    Graça e Paz.

    ResponderExcluir