Encontre sua Dose!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Amor: A chave para Herdar a Vida Eterna

Lucas 10:25-28
E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás.
Mateus 22:37-39

Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.Este é o grande e primeiro mandamento.O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Amar a Deus e ao próximo podem ser tópicos interessantes para conversa, mas a intenção é que sejam mandamentos para serem obedecidos, e não filosofias a debater. O intérprete da Lei preferiu falar sobre como receber a vida eterna; Jesus lhe ordenou que fizesse o que era necessário para obtê-la
Considere estes dois mandamentos cuidadosamente: Amar a Deus e ao teu próximo. Os próximos parágrafos em Lucas ilustram o que cada mandamento significa. Para explicar o que significa amar o próximo, Jesus contou a parábola do bom samaritano. Para exemplificar a idéia de amar a Deus, Lucas contou a história da visita de Jesus à casa de Marta e Maria.

Amar o teu próximo

A parábola do bom samaritano (Lucas 10:30-37) é um dos mais conhecidos ensinamentos de Jesus. A história apresenta quatro tipos de personagens: O homem que foi roubado, os assaltantes, um sacerdote e um levita e o samaritano.
O que tornou o samaritano diferente? Ele teve compaixão pelo homem ferido. Os outros estavam tão absorvidos consigo mesmos que realmente não se interessaram por ele, mas quando o samaritano viu a vítima, ele teve compaixão, parou e fez o que pôde.
Jesus perguntou ao intérprete da Lei qual deles tinha se mostrado ser o próximo do homem ferido. Ele respondeu corretamente que foi aquele que o tinha socorrido. O homem tinha aprendido que a identidade de nosso próximo não depende de lugar ou raça, mas que todo aquele que necessita de nossa ajuda é nosso próximo. De novo, Jesus ordenou ao homem: "Vai e procede tu de igual modo" (Lucas 10:37). O amor precisa ser praticado, não admirado.

O amor vê aqueles que têm problemas --físicos ou espirituais-- e sente compaixão por eles. Muitas pessoas estão muito absorvidas consigo mesmas para se preocuparem com os outros e suas dificuldades. Para amar como o samaritano amou, precisamos esquecer de nós mesmos e nos comovermos com o sofrimento dos outros. Jesus viu as multidões como ovelhas sem pastor e sentiu compaixão por elas, ainda que ele estivesse exausto (Marcos 6:34). Ele partilhou ansioso a água viva com uma mulher imoral, deixando de lado sua própria fome, sede e fadiga (João 4:1-42). O amor aceita riscos para ajudar os outros. Algumas vezes o maior risco que tememos é a rejeição. Se outras pessoas desprezarem nossas tentativas para ajudá-las, sentiríamos feridos.

Observação: Trecho da postagem do Gabriel de ontem.

“Galera, quantas vezes você julgou alguém que chegou à igreja, ou até na rua mesmo, na escola, na faculdade e no trabalho e, em vez de oferecer-lhes águas vivas, apedrejou-a com seu preconceito?”

Esse trecho retrata bem o que eu estou falando. Nós devemos oferecer amor ao próximo, não podemos julgar ninguém, não podemos apedrejar, até porque não somos melhores do que ninguém, somos todos iguais, devemos oferecer amor, como ordena nosso Senhor.

Amar a Deus

A visita de Jesus à casa de Marta e Maria ilustra o verdadeiro significado de amar a Deus:

Lucas 10:38-42
Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

Marta era uma boa senhora. Ela recebeu bem Jesus em sua casa. Ela estava ansiosa por sentar-se e ouvir o Senhor, como sua irmã Maria estava fazendo, mas os serviços a deixaram sem tempo para fazer isso. Ela ficou irada porque sua irmã não a estava ajudando. Jesus apontou o problema dela: estava inquieta e preocupada com muitas coisas. Maria, em contraste, sentou-se aos pés de Jesus, ouvindo-o. Havia uma refeição para ser preparada, talvez uma casa para ser limpa, mas Maria escolheu passar o seu tempo com seu Senhor. Tanto Maria como Marta tinham algum amor por Jesus. Mas Maria era aquela que amava a Jesus com "todo" o seu coração, com "toda" a sua alma, com "toda" a sua força, e com "todo" o seu entendimento. Amar assim a Cristo significa escolher buscar as prioridades espirituais, mesmo se isso significar fazer outras coisas não tão bem, ou mesmo não fazê-las.

Maria escolheu a boa parte e essa escolha demonstrou seu amor por Jesus. Nossas escolhas sempre demonstram o que amamos. O que escolheremos? Algumas pessoas escolhem o urgente em vez do importante, fazendo as coisas que precisam ser feitas imediatamente em vez das coisas que são muito mais valiosas a longo prazo.Uma vez que muitas tarefas espirituais (coisas como orar e estudar) podem ser feitas a qualquer tempo, elas tendem a ser postas de lado enquanto nos concentramos em atividades com limite de tempo. Alguns escolhem as coisas que são visíveis em vez das coisas que as pessoas não podem ver. Uma vez que as atividades espirituais não são percebidas pelos outros, elas podem ser facilmente negligenciadas. Marta recebeu bem a Cristo, porém não escolheu a boa parte. Tinha tantas outras coisas que a sobrecarregavam e preocupavam que não teve tempo para sentar-se e ouvir Jesus. O tempo que gastamos com Jesus é um sinal de quanto o amamos.

O amor é a chave para herdar a vida eterna. Amamos a Deus? Amamos nosso próximo?

Um comentário:

  1. De fato o amor é algo primordial. Em 1Coríntios 13, a palavra do Senhor diz que o amor é dom supremo. E o texto de Paulo começa dizendo: "E eu passo a mostrar-vos um caminho sobremodo excelente". E finaliza: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor." Sem amor nada somos, mas o amor é um caminho excelente. Leia o capítulo 13 de 1Coríntios, se você já conhece, leia assim mesmo. Que o amor de Deus esteja na vida de cada um.

    ResponderExcluir