Encontre sua Dose!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Transformando pecado em benção.

Perdão pela demora de hoje. O texto está grande, mas vale à pena ler.

Quero lhes contar um testemunho que aconteceu comigo no ano de 2005. Eu estudava em um colégio particular perto de minha casa, estava no terceiro ano, e no início desse ano fiz algo, que você que está lendo provavelmente também já fez.

Bem, o que eu fiz foi cometer um pecado, que muitos acham coisa boba, muitos outros nem vêem como pecado e muitos, ainda que tentem, não conseguem se controlar e acabam cometendo-o. Estou falando sobre colar em provas.

Pois é, foi o que eu fiz, mas vou contar direitinho como tudo aconteceu.

Era dia de teste no colégio, e eu tinha uma professora que dava duas matérias, Química e Biologia. Pois bem, ela passou os dois testes ao mesmo dia. Ela distribuiu as folhas de forma alternada, Biologia para alguns e Química para outros, justamente para evitar colas, e conforme um aluno ia acabando um dos testes, entregava e pegava o outro.

O fato é que eu tinha estudado muito para Química e quase nada para Biologia, e na hora em que ela foi entregando, torci para pegar primeiro a de Química, mas eu quebrei a cara, a professora me entregou a de Biologia.

Para não me alongar muito, o fato foi que demorei demais com a prova de Biologia e quando peguei a de Química só tinham mais uns 4 alunos na sala, ou seja, a maioria já tinha acabado os dois testes, sendo que faltavam uns 10 minutos para acabar o tempo total.

Eu corri que nem um maluco para fazer o que dava, até que chegou “o ponto chave para o pecado”. A professora estava corrigindo o teste e dando a nota na mesma hora, e um colega meu parado ao lado da professora, foi vendo todas as respostas certas, e me passou uma por uma, eu naquele meu desespero de acabar, caí na tentação e colei. E só não colei a prova toda, porque o sinal bateu e tive que entregar com uma questão em branco.

Uma semana se passou, dia da entrega. Professora começa: Fulando, dois. Ciclano, um e meio. Beltrano, zero. E assim foi, começou a chover nota baixa. Quando eu vi aquilo, e olhei para o que eu tinha feito, foi “momento chave para a ação do Espírito Santo”. Eu me arrependi na hora de tudo o que eu tinha feito, pois vendo aquelas notas baixas, e o fato deu ter colado quase o teste inteiro, só me vinha uma coisa na cabeça, a minha nota vai ser a maior. Não sei se você vai achar isso estranho, mas imaginar que a minha nota seria a maior, ao invés de me trazer alegria, me trouxe uma profunda tristeza.

Eu comecei a pedir a Deus: Deus me dá uma nota baixa. A minha nota tem que vir baixa. Eu estava tão arrependido, que fiquei torcendo para minha nota também vir baixa. E o que aconteceu? Quebrei minha cara novamente. A minha nota simplesmente foi a maior da turma, eu havia tirado 8.2 naquele teste, enquanto a maioria tinha tirado entre 0 e 3. Quando a professora anunciou minha nota, eu desabei, fiquei sem chão. Sabe quando você quer sumir? Eu me odiei naquela hora. Tive ódio do que eu tinha feito.

Voltei ao meu lugar, e todos notaram quando eu comecei a ficar com os olhos cheios de lágrimas. Alguns vieram me perguntar o que havia acontecido, afinal eu tinha tirado a maior nota; por que então estaria triste?

E falei para eles o que tinha acontecido. Alguns tentaram me consolar, mas um colega meu foi fundamental. Ele chegou ao meu lado para saber o porquê deu estar chorando, e lhe disse que tinha colado. Ele respondeu que também tinha colado, e mesmo assim tinha tirado zero, que todo mundo cola, que é normal. Só que eu não estava me agüentando, era uma sensação muito estranha, meu coração parecia que queria sair do corpo. E então chegou outro ponto chave, o meu ponto chave. Ele virou para mim e disse: AGORA JÁ ERA. Quando ele me disse aquilo, eu virei para ele e respondi: NÃO JÁ ERA NÃO, AINDA POSSO MUDAR ISSO.

Eu levantei da minha cadeira com o teste na mão e fui caminhando até a mesa da professora, eu sentia que a turma toda estava olhando para mim, cheguei ao lado da professora e disse: Professora, eu colei. Eu não sei bem o que aconteceu, se ela não ouviu direito ou se não acreditou. Ela perguntou: O que? E eu respondi: Eu colei. Ela arregalou os olhos como se não acreditasse no que tinha ouvido, e perguntou: Colou o que? E eu: Tudo.

Para não me alongar mais, eu disse para ela o que havia acontecido e como eu tinha colado. Eu quando fui falar com a professora, fui na intenção de receber ZERO no teste. Eu estava com tanta raiva de mim, que queria aquele zero, eu na minha cabeça precisava de um castigo, eu queria ser castigado, porém mais uma vez eu quebrei a cara. A professora levantou e disse pra mim: "Na minha vida toda, eu nunca vi alguém tomar a atitude que você tomou, e por causa da sua honestidade, a nota que você tirar na prova, vai ser a sua média no bimestre".

Queridos, eu não entendi nada na hora. Eu cheguei para a mulher para dizer que tinha colado todo o teste dela, e ela não me deu zero, pelo contrário, me deu outra oportunidade.

Pois bem, estudei muito para aquela prova. No dia fiz tudo bonitinho, e sabe o que aconteceu? Eu tirei 10.

Só depois de tudo isso foi que eu pude compreender o mover de Deus, aí foi que meus olhos espirituais se abriram, e eu vi a Glória de Deus na minha vida.

Se eu não tivesse me arrependido, se eu não estivesse sensível ao Espírito Santo, simplesmente nada teria acontecido, eu tenho certeza disso.

Não sei se vocês já compreenderam, mas e tirei 10 na prova, e fiquei com 10 na média, pois a professora disse que a nota que eu tirasse na prova seria a minha média. Se eu não tivesse tomado a atitude que tomei, e permanecesse com aquele 8.2, ainda que eu tirasse 10 na prova, minha média não seria 10. E pior, se eu permanecesse com aquele pecado em mim, é bem provável que nem na prova eu tirasse 10.

Quero com esse testemunho dizer que você precisa estar sensível ao Espírito Santo, evitando o pecado, mas se pecar, Deus tem sempre algo maior para você. Sempre há um jeito de mudar as coisas. Não aceite que o mundo diga JÁ ERA para você. VOCÊ PODE MUDAR QUALQUER SITUAÇÃO DE PECADO. Você precisa se arrepender. A última palavra é sempre a de Deus. Você não precisa viver segundo os conceitos do mundo. Eu me arrependi, e vi a Glória de Deus na minha vida. Mais que isso, tive uma grande experiência com Deus. Pude sentir o Espírito Santo me incomodando quanto ao meu pecado.

Ah, eu também fiquei com a maior média em Biologia.

Nesse tempo Deus me deu esta palavra que nunca mais esqueci.
"Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele." (Isaías 30:21)

Hoje eu sei que foi o Espírito Santo de Deus que falou ao meu ouvido e ao meu coração naquele momento de arrependimento. Aquela foi a última vez que colei.

Se você tiver algum caso, bom ou ruim, conte para gente, deixe um comentário.

Que Deus possa lhe abençoar através deste testemunho e transforme todos os problemas, fracassos, pecados de sua vida, em grandes bênçãos.

9 comentários:

  1. Eu colei poucas vezes no colegio. Menos de cinco vezes... Mas ninguem acredita quando eu conto...

    hehehehehe

    Texto maneiro, Bruno.

    Abração, amigo!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! A pedido do meu amigo/irmão Bruno, vou contar uma experiência que passei à respeito de não colar...rs
    Estava no último ano de faculdade, e fui fazer uma prova final de petroquímica, para melhorar a minha média. (Bem, eu sou CDF mesmo, e tenho uma política de não colar, acredito que tenho que conseguir as coisas com a ajuda de Deus e pelo meu próprio esforço e não as custas dos outros.)
    Então, voltando ao assunto, no momento que eu estava fazendo a prova uma menina que estava na minha frente levantou a prova e eu acabei olhando a resposta de uma questão, e essa questão eu ainda não tinha feito, contudo, eu sabia que a resposta dela estava certa, na hora fiquei com muita raiva pq se eu colocasse a resposta certa, seria como se eu tivesse colado... bem, por incrivél que possa parecer, eu errei a questão de propósito...rs
    Eu sei que nem todos fariam isso que eu fiz, mas não me arrependo, não suportaria a culpa de me sair bem as custas dos outros.
    Por isso entendo exatamente do que o Bruno falou nesse post, é muito difícil lutar contra essas coisas, que mesmo pequenas, podem afetar a nossa vida com Deus.
    Queria deixar o seguinte, quais são as pequenas coisas que vc tem feito, que às vezes vc pensa que " não tem nada não", mas que no fundo vc sabe que tem desagradado à Deus.
    Bem, o Senhor também é o Deus que age nas pequenas coisas, pense nisso.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  3. kkkk... Engraçado o comentário do Wilson... Então, tb tenho uma experiência. Eu costumava dormir em todas as aulas de Matemática no Ensino Médio. Quando ia chegando o dia da prova, eu estudava uma metade da matéria e uma amiga minha estudava a outra metade, então, na hora da prova, trocávamos nossas provas com as respostas das questões que cada um sabia. Na última prova de matemática do ano, eu estava tão alienado que quando recebi as respostas, eu não fazia a menor idéia do que era aquilo. Achei que ela tinha feito tudo errado, pois jamais tinha visto aquilo, e resolvi não copiar. Por fim, acabei ficando de recuperação nesta matéria, mas este nem foi o pior da história. O pior é que eu passei no vestiba, metade das minhas matérias envolvem cálculo e eu sinto A MAIOR dificuldade pra entender o que o prof. fala. ( :S ) A consequência da minha malandragem tem sido muita dificuldade no meu desempenho na faculdade no que diz respeito a cálculo... Preciso estudar muito mais e procuro ajuda da minha namorada (que é muito boa em matemática e está em ano de vestiba) pra me ensinar o que eu, malandramente, não quis aprender quando tive oportunidade.

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de comentar que eu não colo mais desde que entrei na faculdade e minhas notas tem sido muito maiores do que as no EM. Outra coisa, meus estudos têm contribuido positivamente no âmbito intelectual e a faculdade tem agregado muito valor ao meu caráter e minha vida profissional, trazendo qualificação, ética e consciência socioambiental.
    (Vote em mim. risos)

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    encontrei esse blog no site de buscas,
    sou evangélica e add vcs ao meu blog.

    Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Eu ia colar agora que li isto não vou mais colar!!

    ResponderExcluir
  7. olá, aconteceu algo comigo essa semana que me deixou intrigado e necessito muito da ajuda de Vocês. Estou no primeiro ano de Engenharia e estou enfrentando muitas dificuldade para acompanhar o curso, estamos nas últimas provas e devido a eu não ter tirado boa nota no 1ºsem precisaria tirar boas notas nesse. Sai do emprego para estudar e me dedicar. Então nessa terça-feira eu tive uma prova escrita porém de uma matéria prática, então estudei segunda e terça o dia inteiro, estudei muito. Antes da prova eu havia colocado toda a matéria necessária para o estudo no meu celular para que pudesse consultar no ônibus, então quando peguei a prova e vi que havia uma questão que eu não sabia consultei a matéria no celular, porem não havia essa questão, tentei procurar em outros meios fiquei desesperada, mas não encontrei. Resumindo colei, mas o que eu fiz na prova eu não consultei fiz pelos meus conhecimentos, mas já pelo fato de estar consultando já estava pecando. Agora necessito da nota daquela questão para que eu não reprove todo o ano da faculdade, será que mesmo eu ter pecado Deus pode me ajudar, como eu devo fazer para mudar isso, arrepender e justificar o meu erro?

    ResponderExcluir
  8. Bruna. Acredito que eu esteja lhe respondendo meio tarde. Mas espero que você tenha conseguido. Até hoje quando lembro desse dia que aconteceu comigo, me emociono, porque creio que foi o Espírito Santo que me motivou a fazer aquilo. Não sei o que se resolveu com vocês, mas espero que independente disso você possa tomar as melhores decisões.

    Agredeço a consideração da Simone, e quando ao Leandro, eu tive que rir. rs

    ResponderExcluir
  9. Hoje eu colei no teste e matemática. O que devo fazer ?

    ResponderExcluir