Encontre sua Dose!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Pedro (Parte 3)

Texto: 1 Pedro 2. 11-12

Bom dia, galera.

Antes de continuarmos nossa trilogia de 5 partes, vamos recapitular?

Já aprendemos que tudo começa na iniciativa de abrir mão do pecado, dos sentimentos e ações ruins em nós. Depois disso, nos alimentamos com a Palavra de Deus, para que cresçamos na fé e tenhamos uma experiência direta com a bondade de Deus.

Aprendemos também que quando deixamos de ser simplesmente pessoas comuns e passamos a ser pessoas separadas para Deus, ocupamos lugares de destaque, para que mais pessoas conheçam a Cristo. Também vimos que enquanto homens zombam de nós, Deus nos exalta, nos colocando nos principais postos.

O texto de hoje é bem curtinho, mas diz muito a nós. Primeiro, somos chamados de "peregrinos e forasteiros". Isto porque nós estamos aqui de passagem e, embora estejamos neste mundo, não pertencemos a ele. Fomos escolhidos e separados em um determinado momento anterior e já não fazemos mais parte desta sociedade. Somos, agora, parte de um outro povo, o Povo de Deus.
Posteriormente, há um pedido para, novamente, abrirmos mão de tudo o que vem da carne, pois a carne combate contra a alma. Em Gálatas 5.17 diz: "Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis."
Em Romanos 8.5, há a confirmação: "Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito." Tudo o que vem da carne nos afasta de Deus, pois a carne nos influencia para as coisas da carne.

No vsc 12, diz que devemos manter exemplar o nosso comportamento, para que as pessoas que zombam de nós possam um dia fazer a mesma coisa pela qual nos zombam. Por exemplo, se criticam você por ouvir rádio evangélica, mantenha seu comportamento exemplar, para que eles te observem e vejam Cristo no seu modo de viver. Um dia, eles farão o mesmo que você. A palavra-chave desse versículo é TESTEMUNHO. É hora de você mostrar Cristo através do seu comportamento. Você se lembra que você já está num local de destaque, bem na esquina, onde todos podem te ver? Deus te colocou aí para que você dê TESTEMUNHO. É para que mais pessoas conheçam a Deus ao observar seu comportamento, suas reações às diversas situações.

Quando estamos com Deus, temos um nome a zelar. Somos parte do Povo de Deus. Ocupamos lugar de destaque. Em um lugar de destaque, mais gente nos vê. Devemos nos comportar de maneira exemplar, para que o nome de Cristo seja exaltado através de nós.

Um forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário