Encontre sua Dose!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Como nasceu o sincretismo religioso no Brasil?

Assisti agora pouco no Jornal Hoje, da Rede Globo, uma matéria falando que hoje é comemorado o dia da baiana lá na Bahia, e foi mostrada uma cena onde várias baianas, embora em sua grande maioria professem sua fé no candomblé, comemoravam o seu dia em uma igreja católica, e isso veio a calhar perfeitamente para o assunto de hoje, o 'sincretismo religioso no Brasil'.

Como o assunto é grande, vou tentar resumir como que se deu esse processo de fusão das crenças católicas e africanas.

Tudo começou na época da colonização portuguesa aqui no Brasil. Naquele período, Portugal passava por grandes dificuldades devido as pestes que atingiram a Europa e um grande terremoto que arrazou Lisboa. Dessa maneira, Portugal se viu sem contingente populacional para poder explorar as riquezas encontradas no Brasil, principalmente a cana-de-açucar, que valia muito na época.

Pois bem, neste mesmo contexto histórico, lá no Continente Africano, haviam muitos reinos, onde guerreavam uns contra os outros. Todos eram compostos por negros, porém os reinos vencedores, aprisionavam os negros derrotados e, estes tornavam-se escravos.

Sabendo disso, e sem ter quem mandar para trabalhar no Brasil, Portugal foi até a África para poder comprar esses negros escravos. Então eles chegavam lá, e faziam trocas. Mostravam utensilios aos negros, como espelhos, panelas, e em troca ganhavam os negros escravos. Todas aquelas bugingangas eram novidades para os negros, então o trabalho de troca acabou sendo fácil.

Aí entra a parte dos famosos "navios negreiros", onde eram trazidos os negros escravos ao Brasil.
Chegava então o momento onde o branco católico ficaria junto com o negro, que possuía crenças em outros deuses. Para resumir, o branco nesse processo de dominação sobre o negro, procurou impôr também a religião católica, com todas as suas crenças. Assim, os negros eram obrigados a adorar os santos católicos.

Assim, haviam imagens de santos católicos nas senzalas, e os negros eram obrigados a odorá-los. Quando um negro era pêgo fazendo oferenda aos seus deuses e não adoração aos santos, ele era espancado.

Com isso os negros começaram a enganar os portugueses. Eles continuavam adorando aos seus deuses, só que faziam isso para as imagens católicas. Dessa maneira, quando um capataz chegava para olhar os negros, lá estavam eles adorando as imagens dos santos, quando o capataz ia embora, os negros voltavam a adorar seus deuses.

Foi a partir daí que houve essa fusão entre as crenças católicas e negras. Por isso, muitos santos da igreja católica, também estão presentes no candomblé, porém com outros nomes. E assim, podemos ver até os dias de hoje, tanto católicos como camdonblesistas, sentados lado a lado em uma igreja católica adorando as mesmas imagens.

Obs.: A igreja evangélica chegou anos depois ao Brasil, e não está presente nessa fusão.

Que esse pequeno resuminho histórico possa ter sido esclarecedor. Qualquer dúvida é só perguntar, deixando um comentário.

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário