Encontre sua Dose!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Idolatria.

Bem, como eu disse ontem, vou falar de um tema que creio ser muito importante, tendo em vista, principalmente, os costumes culturais e religiosos da maioria da população brasileira e mundial. A "idolatria" é um assunto que deve ser compreendido, para mim, segundo a bíblia e, se você também entende desta forma, nada melhor do que fazermos um passeio pela Palavra do Senhor e ver o que Ele acha do assunto.

Portanto, não pretendo me alongar muito em explicações, mas colocarei alguns das centenas de textos contidos na Bíblia. Decidi pegar como texto principal os 10 mandamentos. Vejamos apenas o início dos 10 mandamentos de Deus dado ao homem, pois é o que envolve o tema.

(Êxodo 20:1-6).
"1 Então, falou Deus todas estas palavras:
2 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não as adorarás, nem lhes darás culto
; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem
6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos."


Ora, como bons cristãos que somos, será que estamos todos obedecendo os primeiros mandamentos? O próprio Moisés quando desceu o monte com as tábuas da Lei pela primeira vez, o que viu? O povo adorando uma imagem feita de ouro derretido. E o que Moisés fez? Quebrou toda aquela estátua. Ora, porque não fazemos todos o mesmo que Moisés? Ao invés disso, muitos fazem hoje o que o povo fazia naquela ocasião, adorando imagens de escultura.

Vamos ver agora alguns outros versículos.

(Salmos 115:1-8).
"1
Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade.
2 Por que diriam as nações: Onde está o Deus deles?
3 No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada.
4 Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens.
5 Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem;
6 têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram.
7 Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta.
8 Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam."


Neste salmo a Bíblia mostra a insuficiencia dos ídolos, que não passam de uma estátua, e o salmista vai além, diz que igualmente aos ídolos são os que o fazem e quantos neles confiam. Em quem você tem depositado sua confiança?

(Jeremias 10:3-5).
"3
Porque os costumes dos povos são vaidade; pois cortam do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, com machado;
4 com prata e ouro o enfeitam, com pregos e martelos o fixam, para que não oscile.
5 Os ídolos são como um espantalho em pepinal e não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, e não está neles o fazer o bem."



(Deuteronômio 4:15-19).
"15 Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma,
pois aparência nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo;
16 para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo
, semelhança de homem ou de mulher,
17 semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de algum volátil que voa pelos céus,
18 semelhança de algum animal que rasteja sobre a terra, semelhança de algum peixe que há nas águas debaixo da terra.
19 Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles, coisas que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus."


Quando Deus apareceu para Moisés no meio da sarça, Ele não apareceu em forma física, mas em forma de fogo, para que ninguém fizesse para si uma imagem. Pois Deus não quer que creiamos no que podemos ver, mas sim no que não podemos ver. Deus é Espírito, e quer que o adoremos em espírito e em verdade.

"Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se." (1 Coríntios 10:7).

"Portanto, meus amados, fugi da idolatria." (1 Coríntios 10:14).

"Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. (1 Coríntios 10:14).

Será que você conhece alguém que oferece alguma coisa a um ídolo, imagem, ou coisa parecida? Alguma data onde se distribuem doces consagrados a dois irmãos lhe é familiar?

"Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira." (Apocalipse 22:14-15).

Não sei se compreenderam, mas nessa passagem é citado alguns exemplos de quem não herdará o Reino de Deus, ou seja, quem não vai para o Céu. Porém eu creio que pela misericórdia de Deus, muitos que sem entendimento praticam a idolatria serão salvos, porém se você tem entendimento do perigo que envolve isso, é melhor abrir logo seus olhos.

Citei apenas 6 capítulos da Bíblia onde Deus e aqueles que serviam a Deus abominam a idolatria. Estes 6 textos não são nem 1% de todos os textos bíblicos que tratam do assunto. Te desafio a pegar sua Bíblia em casa, independente de sua religião ou versão bíblica, e pesquisar alguns textos que falam sobre o tema. Busque lê-los com discernimento. Peça direção a Deus para que lhe mostre a verdade.

Adorar imagens, pessoas, dinheiro, objetos, familiares, é algo muito perigoso e pode estar tirando de você a sua salvação. Não adore outro que não seja o Senhor. Não se esqueça que Deus não divide a sua Glória com ninguém.

Se você estiver interessado no assunto, clique aqui e veja um estudo mais detalhando.
Aqui você poderá ver também uma resposta com base bíblica ao assunto idolatria.

Não quero de maneira nenhuma que alguém se sinta ofendido ou agredido, por isso procurei não escrever muito e deixar que vocês mesmos reflitam sobre o assunto em cima dos próprios textos bíblicos.

Em meu próximo post, falarei um pouco de como se deu o sincretismo religioso no Brasil, pois também tem a ver com o tema de hoje. Que você possa estar lendo a Bíblia, pois nela constam todas as verdades.

Deus te abençoe!

Aproveite e concorra a um livro Ovelha Magra. O Blog Ovelha Magra é nosso parceiro e a promoção é válida somente até amanhã, 25/11/09.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário