Encontre sua Dose!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A salvação é ou não é individual?

(Atos 16:27-34)

"27 O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido.
28 Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!
29 Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas.
30 Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo?
31 Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
32
E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa.
33 Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus.
34 Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus."


Há pouco tempo falei sobre quando Paulo e Silas estavam na prisão, e lá eles oraram e cantaram louvores a Deus, e de repente veio um terremoto e eles ficaram livres. Pois bem, hoje quero dar continuidade a essa parte da história.

Depois disso, aconteceu que o carcereiro que estava tomando conta dos presos, acordou com o terremoto, e vendo ele que as portas estavam abertas, já ia suicidar-se, porém ele viu que ninguém tinha fugido.

Nesse momento o carcereiro notou algo diferente, e ali, aquele homem quis receber a salvação. A partir daí não só o homem, mas também sua família, creram em Jesus e foram salvos. E é agora que quero entrar num ponto importante.

Conheço muitas pessoas que entendem e interpretam o versículo 31 de maneira equívocada. "Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.". Muitas pessoas lendo este texto, entendem que Paulo e Silas teriam dito que bastava o carcereiro crer em Jesus, que tanto ele como a sua família seriam salvos. Porém, quem compreende a palavra desta forma, está compreendendo errado.

Contudo, muitas pessoas ficam indagadas querendo entender a seguinte questão: Se a salvação de uma pessoa é individual, ou seja, cada pessoas precisa crer em Jesus para ser salva, como poderia apenas o carcereiro crer e, por meio de sua fé, toda a sua famíla ser salva? Vamos ler com discernimento.

Bom, de fato a salvação é individual. Cada pessoa para ser salva precisa aceitar Jesus em sua vida. Por exemplo: Uma mulher é cristã e fiel a Deus, ora todos os dias, faz jejum, vai à igreja, porém seu marido não aceita nem que se fale em Jesus perto dele, bebe, fuma, adultera, vive no mundão fazendo tudo de errado. Um dia os dois morrem. Ambos vão para o Céu por causa da fé da esposa? Lógico que não. Cada pessoa dará conta de seus atos diante de Deus, e cada pessoa deve buscar sua salvação diante de Deus. A salvação é sim individual, nenhuma pessoa pode garantir salvação a outra.

Quando Paulo e Silas dizem: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.", na realidade, eles estão dizendo que tanto o carcereiro, como também sua família, precisam crer em Jesus para serem salvos.

Observem a vírgula na frase, ela faz uma separação muito boa. Primeiro você encontra o que é necessário para ser salvo, que é crer no Senhor Jesus, e logo após a vírgula, você encontra a quem foi direcionada a mensagem, tu e tua casa; ou seja, ao carcereiro e aos seus familiares.

Se colocarmos essa oração na ordem direta, vejamos como fica: "Tu e tua casa crê no Senhor Jesus e sarás salvo".

E para se ter a certeza disso, nada melhor do que analisar todo o contexto, pois apenas um versículo solto, às vezes pode trazer mesmo confusão ao nosso entendimento.

Logo no versículo seguinte podemos ler: "E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa." (Atos 16:32). A palavra de Deus não foi pregada somente ao carcereiro, mas também a todos os seus familiares, para que assim, todos pudessem crer e serem salvos. Se apenas por meio da fé do carcereiro, sua familia fosse salva, então para que precisaria pregar o evangelho para toda a família?

Mais ainda, no versículo 34 podemos ler: "... e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus." (Atos 16:34). A Bíblia diz que o carcereiro manifestava uma grande alegria, porque todos os da sua família haviam crido em Deus. Não bastava apenas ele crer, toda a família daquele homem precisou crer e aceitar Jesus em suas vidas.

Portanto meu queridos, o meu desejo hoje é que não apenas vocês que lêem este blog sejam salvos, mas também todos os de sua casa. Mas para isso, todos eles precisam conhecer a Jesus. A palavra precisa ser pregada a cada um, e o Deus que faz terremotos acontecerem para te livrar das algemas, é Fiel para salvar você e a sua casa.

E creio que você ainda dirá o que disse Josué: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor." (Josué 24:25b)
.
Leve você também a Palavra de Deus aos seus familiares, fale de Jesus. Deus te abençoe!

E não perca o culto do Projeto Plantando a Semente, neste próximo domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário