Encontre sua Dose!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ou Jesus ou as leis

(Gálatas 5:1-4).
1 Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
3 E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.


O apóstulo Paulo fala nestes versículos a respeito de uma coisa muito importante para quem tem sua fé voltada para Deus, "ou você segue a Lei o você segue a Cristo".

Mas que Lei é essa? Falo a respeito das leis do Antigo Testamento, sob a qual o povo judeu vivia. Antes da vinda de Jesus, o povo judeu deveria odebecer as leis de Deus para alcançar a salvação, e uma dessas leis é a circuncisão, que consiste em cortar o prepúcio dos homens. Isso significava sinal de obediência a Deus, mostrando que aquele homem vivia debaixo das Leis de Deus. Quem não era circunciso era considerado imundo, pecador, e não obediente a Deus.

Porém quando Deus nos enviou Jesus, houve um novo tempo, onde não mais precisaríamos viver debaixo da Lei, mas sim, passaríamos a viver pela Graça.

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." (Efésios 2:8).

Quando Jesus veio ao mundo e morreu por nós, Ele veio para acabar com a Lei, para que não mais precisássemos viver sob a servidão da Lei, mas pela aceitação de Jesus e pela fé nEle, fôssemos livres e alcançássemos a salvação.

Porém muitos judeis não creem até hoje que Jesus é de fato o Cristo, sendo assim, eles ainda guardam toda a Lei, negando a salvação por meio de Jesus.

E é sobre isso que Paulo fala neste texto de Gálatas. Cristo veio para nos libertar e nos salvar, e todo aquele que confessar o nome de Jesus como seu Senhor e Salvador será salvo, porém muitos judeus não criam em Jesus, e se mantinham sob a Lei. Em relação a isso Paulo disse para que então eles guardassem "toda a Lei". E porque Paulo disse isso? Por nós que vivemos pela Graça, quando cometemos pecado, temos Jesus que nos justifica, nos purifica, e nos garante o perdão e a salvação, mas quem decide viver fora da Graça, não tem Jesus para os justificar. Ou seja, eles não tem um Salvador para si, então se eles em alguma coisa falharem, quem os salvaria, tendo em vista que a própria Lei os condenaria? Por isso Paulo diz que eles seriam obrigados a guardar toda a Lei, já que negaram a Jesus.

Hoje em dia existe uma seita que guarda o sábado, uma das práticas de quem vive sob a lei. Não se engane, esta não é uma igreja evangélica, e sim uma seita. E o maior erro deles está justamente em guardar o sábado, ou seja, eles não fazem nada aos sábados.

Porém isso era costume dos judeus no antigo testamento, e se eles creem em Jesus, entendemos então que eles deveriam viver pela Graça e não mais guardar as leis, ou se assim quizessem, deveriam obrigatóriamente guardar toda a Lei, como disse Paulo.

Jesus mesmo fazia grandes coisas no sábado, mostrando aos judeus que o tempo da Lei havia passado e que Ele era o Filho de Deus que veio para salvar a humanidade.

Leia "Mateus 12:1-8".

Portanto, o fato desta igreja guardar o sábado, acaba se tornando um erro, quando todos deveriam aceitar Jesus e viver sob a Graça, ou do contrário, que guardem toda lei.

Então não se engane, existe algumas igrejas que muitos pensam ser igrejas evangélicas, mas tendo em vista suas práticas discordantes da própria palavra de Deus, elas são classificadas como seitas. Então, toda instituição religiosa que prega ideais que fogem da Bíblia, são seitas.

A Bíblia é a única verdade absoluta, nada a mais e nada a menos.

Que você possa aceitar Jesus em sua vida por inteiro e viver sob a Graça de Deus."Pois já nenhuma condenação há para quem está em Cristo Jesus".

Só Jesus salva! Deus te abençoe.

4 comentários:

  1. Os pecadores devem ir a Cristo para que sejam capazes de se arrepender, pois O vêem como seu Salvador, seu único auxílio; se pudessem se arrepender sem ir a Cristo, poderiam também ser salvos sem Cristo. É a virtude que emana de Cristo, que conduz ao genuíno arrependimento. [...] O arrependimento é um dom de Cristo tanto quanto o perdão, e não pode ser encontrado no coração em que Cristo não atuou. Assim como não podemos alcançar perdão sem Cristo, também não podemos arrepender-nos sem que o Espírito de Cristo nos desperte a consciência. Cristo atrai o pecado através da manifestação de Seu amor na cruz, e abranda-lhe o coração, impressiona-lhe o espírito e inspira-lhe à alma contrição e arrependimento

    ResponderExcluir
  2. Haverá um novo nascimento, uma nova mente pela atuação do Espírito de Deus, que purifica a vida e enobrece o caráter. Essa ligação com Deus habilita o homem para o glorioso reino do Céu. Nenhuma invenção humana pode jamais encontrar um remédio para o pecador. Unicamente por meio de arrependimento e humilhação, e submissão às exigências divinas, pode a obra da graça ser realizada. [...]

    Nada menos que aceitação e aplicação prática da verdade divina abrem o Reino de Deus ao ser humano. Somente um coração puro e humilde, obediente e amorável, firme na fé e no serviço do Altíssimo, pode entrar ali.

    ResponderExcluir
  3. Os seguidores de Cristo devem tornar-se semelhantes a Ele – pela graça de Deus devem formar caráter em harmonia com os princípios de Sua santa lei. Isto é santificação bíblica.

    Essa obra unicamente pode ser efetuada pela fé em Cristo, pelo poder do Espírito de Deus habitando em nós. [...] O cristão sentirá as insinuações do pecado, mas sustentará luta constante contra ele. Aqui é que o auxílio de Cristo é necessário. A fraqueza humana se une à força divina, e a fé exclama: “Graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1Co 15:57).

    ResponderExcluir
  4. Não pode haver exaltação própria, jactanciosa pretensão à libertação do pecado, por parte dos que andam à sombra da cruz do Calvário. Sentem eles que foi seu pecado o causador da agonia que quebrantou o coração do Filho de Deus, e esse pensamento os levará à humilhação própria. Os que mais perto vivem de Jesus, mais claramente discernem a fragilidade e pecaminosidade do ser humano, e sua única esperança está nos méritos de um Salvador crucificado e ressurgido

    ResponderExcluir