Encontre sua Dose!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A BÍBLIA: UMA COMPOSIÇÃO ÚNICA (2)

Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça. (2 Timóteo 3:16).

Os relatos bíblicos mais antigos se referem aos tempos pré-diluvianos. Moisés é o autor dos cinco primeiros livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Pouco a pouco se formou o que é chamado de Antigo ou Velho Testamento, com o acréscimo dos livros históricos, poéticos (Jó, Salmos, Provérbios…) e dos profetas, ou seja, a “palavra de Deus” confiada aos israelitas (Romanos 3:2).

Na Igreja primitiva, os cristãos possuíam o Antigo Testamento. A partir da segunda metade do primeiro século, começou-se a reunir e copiar os textos que constituiriam o Novo Testamento. Até o final do primeiro século, os quatro evangelhos estavam reunidos em um único volume chamado “O Evangelho”. Logo as epístolas do apóstolo Paulo foram agregadas, depois as dos outros autores e o Apocalipse.

No segundo século já circulava a Escritura completa, e no terceiro os dois testamentos foram reunidos em um só volume.

Atualmente, Deus fala ao homem por meio desses textos, como falou em outros tempos. A Bíblia é mais que uma coleção de livros inspirados. É mais que um conjunto de verdades teológicas reservadas a uma elite que seria a única a compreender a mensagem divina. Antes de tudo, ela é a voz de Deus que fala à Sua criatura e a busca para salvá-la. É a Palavra de vida, a única que pode transformar os seres humanos – por mais baixo que tenham caído–, para fazer deles novas criaturas.

(Extraído do devocional "Boa Semente")

Um comentário:

  1. Olá! Realmente, Deus é imutável, Ele falou e continua falando com aqueles que o buscam.
    Então, como diz na Palavra: " Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração..."
    Graça e Paz

    ResponderExcluir